Topo

Julio Gomes

Na Espanha, o papo agora é a "mala branca". Será?

Julio Gomes

16/05/2017 12h00

É tão comum quanto aqui no Brasil. Chega o final da temporada na Espanha e sempre algum time precisa da ajuda do outro para alguma coisa. Para ser campeão, para não cair, para ir para a Champions…

O que conhecemos aqui como "mala branca", na Espanha é chamado de "maletín".

No campeonato, já estão definidos os rebaixados (Sporting Gijón, Osasuna e Granada) e os classificados para a Liga dos Campeões da Europa (Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri na fase de grupos, Sevilla na fase prévia). Resta essencialmente a briga pelo título.

Real Madrid e Barcelona têm os mesmos 87 pontos na tabela. O primeiro critério de desempate é o confronto direto, e aí o Barça tem a vantagem – é, portanto, o líder no momento. Mas ao Barça só resta mais um jogo, em casa contra o Eibar. O Real Madrid ainda joga mais duas vezes, ambas fora de casa – quarta-feira contra o Celta, em Vigo, e domingo em Málaga.

A entrevista coletiva de Zinedine Zidane, hoje, teve perguntas sobre os famosos "maletínes".

Será que alguém (tipo… o Barcelona) vai oferecer mala branca para os jogadores do Celta?

"Não falarei sobre isso. São jogadores profissionais, os do Celta", falou Zidane.

Que, por sinal, desenvolveu uma enorme capacidade de encerrar as polêmicas rapidamente em suas entrevistas. Não dá a corda que a imprensa tanto gosta. Morata saiu zangado no domingo? "Não era comigo". Vai ter mala branca? "Não respondo". James Rodríguez não treinou e já está negociado com o Manchester United? "Só levou uma pancada".

E assim vai Zidane. Sem polêmicas, sem apontar dedo, fiel a seus conceitos e com a linguagem que os jogadores adoram.

Mala branca é debate antigo. Alguns acham que é normal, um incentivo a outros jogadores. Alguns acham antiético, um expediente que não deveria ser usado. No mundo perfeito, nenhuma premiação em dinheiro deveria ser necessária para jogadores de futebol darem tudo em campo. Mas sabemos que o ser humano está longe de ser perfeito.

Não acho muito normal que o Barcelona perca tempo e corra risco de se expor oferecendo bicho extra aos jogadores do Celta. Mas, no futebol, convém não duvidar de nada.

O Celta perdeu cinco jogos seguidos na Liga espanhola. E não vence há um mês somando todas as competições (dois empates e seis derrotas). Esse "derretimento" no fim da temporada tem a ver com as atenções voltadas para o sonho vivido na Europa League. O Celta acabou eliminado pelo Manchester United na semifinal, mas teve grande chance de gol perdida aos 51min do segundo tempo em Old Trafford. Esteve a uma finalização bem feita de eliminar o United e ir à final.

É um time que tem, portanto, bola para complicar o Real Madrid. E complicar o Real Madrid é algo que toda torcida na Espanha quer. Nem precisa de maletínes.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.