Topo

Julio Gomes

Palmeiras liquida a fatura com outra vitória na marra

Julio Gomes

06/11/2016 18h55

A matemática pode falar o que ela quiser. Mas também é bem fácil só "cravar" alguma coisa no esporte quando a matemática comprovar a tese, certo? Então, mesmo que a matemática me desminta, o fato é que o Palmeiras, com a vitória sobre o Inter neste domingo, liquidou a fatura no Brasileirão na visão deste blog. Pá de cal na concorrência.

Foi um jogo duro, debaixo de chuva, contra um adversário moralmente recuperado, que joga melhor do que jogava mês e pouco atrás e que estava disposto a conseguir um empate no Allianz. Vitória de campeão, na marra.

Desempenho ruim? Sim. Já faz tempo que é assim. Mas isso é natural, em um campeonato nivelado. E, convenhamos, o Palmeiras não é esse timaço todo. Teve ótimo desempenho quando Gabriel Jesus fazia a diferença e no momento crucial do campeonato, o início do returno, com uma sequência duríssima. A partir daí, vira o resultado como quer que seja.

E o resultado tem sido conseguido nos jogos obrigatórios (Inter, Sport e Coritiba em casa, Figueirense, América-MG e Santa Cruz fora, tudo isso depois da sequência brava na tabela, tudo isso "na marra"). Cuca chamou de "jogo de gauchão" e mostrou muito alívio na entrevista pós-jogo. Ele sabe o tamanho da vitória.

cleiton-xavier-comemora-gol-marcado-pelo-palmeiras-sobre-o-internacional-1478463939139_615x300

Vamos imaginar que dê tudo errado de agora até quinta-feira para o Palmeiras, quando o campeonato para por causa das eliminatórias. Que o Galo vença seus dois jogos (contra Coritiba e o próprio Palmeiras), Flamengo vença o América-MG na quarta e o Santos bata o Vitória na quinta. Neste cenário, que é até o mais provável, o campeonato ficaria assim: Palmeiras 70, Santos 67, Atlético-MG e Flamengo 66. Faltando somente três rodadas.

(Atualizando: o Galo perdeu do Coritiba e deu adeus ao título definitivamente, o que torna o jogo entre eles menor do que muitos pensavam que seria. Mesmo que vença o Palmeiras na quinta, o Atlético, com a cabeça na final da Copa do Brasil, ficaria 7 pontos atrás com três rodadas para o final)

Mesmo que perca em Minas, o Palmeiras teria direito a um empate nos três jogos finais, que são contra Botafogo em casa, contra Chapecoense em casa e contra o Vitória fora. Em relação ao Flamengo, o Palmeiras tem direito até a perder uma ou empatar duas.

O Santos tem Cruzeiro (fora), Flamengo (fora) e América-MG (casa). O Flamengo tem Coritiba (casa), Santos (casa) e Atlético-PR (fora). O Atlético-MG tem Santa Cruz (fora), São Paulo (casa) e Chapecoense (fora). A briga pelo segundo e terceiro lugares, que dão vaga direta à Libertadores, será fantástica. Mas será isso, briga por segundo e terceiro lugares.

A tabela do Palmeiras é melhor que a do Santos, que parece ser o único concorrente verdadeiro no momento e que pode ficar empatado com o Verde na tabela por ter mais vitórias.

Claro que o discurso será o do "não tem nada ganho". Justo que seja assim. O discurso dos concorrentes será o do "ainda dá". Justo que seja assim. A imprensa especializada em vender emoção venderá emoção. Justo que seja assim. A comemoração em São Paulo foi de título. E também é justo que seja assim.

O Palmeiras está na regressiva, não tem a menor pinta de que vá entregar o sonhado título de bandeja.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.