Topo

Julio Gomes

"Noventa minutos no Bernabéu são muito longos"

Julio Gomes

14/09/2016 17h43

Uma falta bobinha, bobinha de Elias em Cristiano Ronaldo nos minutos finais do jogo. Bola no ângulo. Caixa. E o melhor jogador do mundo em 2016 salva o Real Madrid do que seria a maior zebra dos últimos anos na Liga dos Campeões da Europa.

Como o Bernabéu é o palco das viradas históricas, sempre foi e sempre será, Morata, aos 49, de cabeça, ainda virou o jogo.

O Real não perde um jogo de fase de grupos de Champions em casa desde 2009 (contra o Milan, então forte). Nunca perdeu para um time português em casa. Os tabus continuam vivos com o 2 a 1 dramático – e injusto, até – sobre o Sporting.

Mas, muito mais importante do que isso, foi arrumar uma virada que não deixa o Real Madrid contra a parede – o que seria surreal para o atual detentor do título.

No outro jogo do grupo, o Borussia Dortmund venceu o Legia Varsóvia por 6 a 0. Na próxima rodada, o Borussia recebe o Real, o Sporting recebe o Legia. Poderia se desenhar um cenário com portugueses e alemães com seis pontos, o Real com nenhum. Mas não é o caso, graças à genialidade de Cristiano, desamarrando um jogo para lá de amarrado.

Foi um péssimo jogo do Real Madrid. Apático, com um certo desdém pelo adversário, sem movimentação. O Sporting, por outro lado, fez o jogo para lá de correto, um time muito firme desde a chegada de Jorge Jesus ao comando técnico. Com três campeões da Euro entre os titulares, envolveu o Real em alguns momentos, abriu o placar no começo do segundo tempo e chegou a flertar com o segundo gol.

Zidane fez substituições até certo ponto óbvias, mas que deram certo. Entraram Morata, que se não é pelo menos está muito melhor que Benzema, Vázquez e James Rodrígues. Nos últimos 20 minutos, o Sporting recuou demais e o Real Madrid, afinal, acordou. Quando acordou, virou.

É cruel ver um clube como o Sporting, que sofre tanto domesticamente, ter o doce tirado da boca desse jeito. Nem xingar Cristiano Ronaldo o torcedor verde pôde, o cara nem comemorou o golaço de falta que fez, em respeito ao clube que o revelou. Mas o que aconteceu com o Sporting já aconteceu dezenas e dezenas de vezes, com clubes grandes, pequenos, espanhóis ou estrangeiros.

30 anos atrás, Juanito, um jogador histórico do Real Madrid, disse a um rival da Internazionale após derrota de 2 a 0 em um jogo de ida, em Milão, pela Copa dos Campeões. "Noventa minutos no Bernabéu são muito longos". Na volta, o Real venceu por 3 a 0. E esses minutos continuam longuíssimos para quem se atreve a incomodar o maior campeão da Europa.

Resto da rodada

Em jogo adiado de ontem, o Manchester City meteu 4 a 0 no Borussia Moenchengladbach, que é um bom time. Foram três gols de Aguero, e o time de Guardiola segue voando no início de temporada.

A Juventus, uma das candidatas a tentar quebrar o domínio de Real, Barça e Bayern na Champions, fez um jogo ruim em casa contra o Sevilla. Foi um 0 a 0 chato, amarrado, com poucas ocasiões de gol. Não gostei da escalação da Juve, muito conservadora. Higuaín acertou uma bola no travessão, mas o empate sem gols retratou bem o que foi o jogo.

O Leicester, campeão inglês, ganhou por 3 a 0 do Brugge na Bélgica. E ainda viu o Porto decepcionar e empatar em casa com o Copenhague. Olha o Leicester aí!

No grupo E, um desses equilibrados e imprevisíveis, o Bayer Leverkusen bobeou em casa e empatou por 2 a 2 com CSKA Moscou. E o Tottenham perdeu em casa por 2 a 1 para o Monaco.

Daqui a duas semanas, temos Atlético de Madri x Bayern de Munique, repetição da semifinal da última temporada. E Borussia x Real Madrid, repeteco da semi de 2013, quando o time de Dortmund passou o carro sobre o maior campeão europeu. Dois jogaços envolvendo espanhóis e alemães.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.