Topo

Julio Gomes

Quatro clubes que podem desafiar Real, Barça e Bayern na Champions

Julio Gomes

13/09/2016 06h00

Foi em um distante ano de 2008 que a Liga dos Campeões teve, pela última vez, uma final sem a presença ou do Real Madrid ou do Barcelona ou do Bayern de Munique. Cristiano Ronaldo, por sinal, era a estrela do time campeão, o Manchester United – que derrotou o Chelsea naquela decisão de Moscou.

Já são oito finais seguidas com um dos três clubes mais potentes da Europa – curiosamente, nenhuma entre eles. São sete Ligas consecutivas em que dois ou três deles estiveram na semifinal. Ninguém consegue acompanhar o ritmo do trio.

A fase de grupos da Champions começa nesta terça com Bayern, Barça e Real como os claros favoritos ao título. Assim como aconteceu de forma cristalina nas últimas quatro edições do campeonato de clubes mais importante do mundo. É difícil apontar um favorito entre os três. Mas mais difícil ainda, quase impossível, é apontar um favorito que não seja um dos três.

Para este blog, após as três frustrantes eliminações em semifinais com Guardiola, é a vez do Bayern de Munique. Carlo Ancelotti tem uma estrela que brilha muito na Champions. É um treinador que, além de entender demais de futebol e potencializar o que tem em mãos, sabe muito bem aproveitar ótimos trabalhos deixados por antecessores (sem querer "mudar tudo" para impor um estilo) e que gerencia egos e estrelas como poucos.

Mas este post trata de buscar o tal "impossível". Como não estamos falando de pontos corridos e, sim, de mata-mata, a competição cria condições para que outros cheguem à final. Quais são os clubes capazes de desbancar um dos três super favoritos?

Aqui vai minha curtíssima lista.

1- Juventus

Depois de chegar à final em 2015, a Juve perdeu Tevez, Pirlo e Vidal. Três peças fundamentais. Levantou-se rapidamente para ganhar o Scudetto de novo, mas já perdeu Pogba e Morata, que havia encaixado tão bem no ataque. Para a atual temporada, no entanto, chegaram Daniel Alves, Benatia, Pjanic e Higuaín, e a Juve já começou voando na Itália. Não deverá ter problemas para conquistar um inédito hexacampeonato nacional e ter o foco todo na Champions no primeiro semestre de 2017.

Tem camisa, história, uma defesa melhor que a dos três poderosos, competitividade, elenco e maturidade. A Juventus é a candidata mais forte a beliscar uma final e, por que não, sair da fila de 20 anos.

higuain_juve

2- Atlético de Madri

Com todo respeito aos outros, não é possível empurrar o Atlético para baixo nessa lista. É um clube que chegou a duas das últimas três finais, que perdeu uma por um gol sofrido nos acréscimos do segundo tempo e outra nos pênaltis. Sabe o que é chegar, como chegar e tem a cicatriz da derrota, o que sempre pode ser um fator para vitórias.

O Atlético melhorou demais seu jogo na temporada passada. Se enganam os que simplificam tudo e consideram apenas um time defensivo e retranqueiro. Além de possuir o melhor sistema defensivo da Europa, com linhas que se ajudam e têm uma capacidade impressionante de sincronização de movimentos, a equipe melhorou demais com a bola e na qualidade ofensiva. Mantém seu grande mentor, Simeone, mantém os titulares todos da temporada passada e ainda acrescenta dois atacantes importantes em Gameiro e Gaitán. Deixou de ser surpresa, não pode ser subestimado.

3- Manchester City

É o time do técnico mais genial do planeta, e isso não é pouca coisa. Mesmo em uma temporada apática, o City conseguiu, afinal, chegar a uma semifinal e quebrar essa importante barreira. Além do impulso natural da chegada de Guardiola, o elenco ficou bastante reforçado em todas as linhas. E ainda chega Gabriel Jesus em janeiro, um garoto desconhecido na Europa e que, se encaixar e se soltar de cara, pode fazer a diferença.

Guardiola tem tempo de sobra para misturar os elementos táticos nos quais acredita com o estilo intenso dos times da Premier League. Tem também a chance de medir forças contra o Barça na fase de grupos e tempo de sobra para pensar no que deu errado para eles nas semifinais das últimas três Champions – e ajustar.

4- Paris Saint-Germain

Ao contrário do City, ainda não conseguiu romper a barreira das quartas de final desde que virou "novo rico". No ano passado, pareciam ter uma chance real, mas algo simplesmente não aconteceu. E este blog já disse isso repetidas vezes: talvez esse "algo" estivesse no banco. Laurent Blanc deixou a desejar nos momentos cruciais dos jogos cruciais. A chegada de Unai Emery, um técnico que fez trabalhos enormes no Valencia e no Sevilla, é um ganho tremendo para o PSG.

É verdade que Ibrahimovic não está mais, mas isso pode abrir espaço para novas dinâmicas no ataque, que ficava pendente demais do sueco – até hoje, todos que ficaram pendentes de Ibra nas fases agudas da Champions League se deram mal. Todos. O trabalho de Emery eventualmente vai encaixar, e o PSG, assim como Juventus e Bayern de Munique, deve chegar ao mata-mata com a liga doméstica praticamente decidida.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.