Topo

Julio Gomes

Duas visões: quem é melhor? Mourinho ou Guardiola?

Julio Gomes

09/09/2016 14h11

José Mário dos Santos Mourinho Félix. 53 anos. Português de Setúbal.

Josep Guardiola Sala. 45 anos. Espanhol de Santpedor, Catalunha.

Ou simplesmente Mou e Pep.

Pedindo licença ao ótimo, mas (bastante) menos midiático Carlo Ancelotti, estamos falando dos dois maiores técnicos de futebol do planeta. Os homens que tomaram conta do noticiário e de títulos e mais títulos na Europa nos últimos anos.

Neste sábado, quis os destino que se reunissem em uma cidade cinzenta e sem muita graça. Uma cidade da qual pouco (ou nada) falaríamos, não fosse o futebol. Manchester.

Mou está no United, onde sempre quis estar para trilhar o caminho de Alex Ferguson. Pep está no City, onde sempre quiseram que ele estivesse para fazer do clube não só um grande da Europa, mas amado no mundo todo por um estilo de jogo.

Os dois já se enfrentaram muitas vezes. E não se enganem. Serão eles que vão batalhar pela próxima coroa na Premier League. Manchester vai ficar pequena. A partir do ano que vem, serão os intrusos no domínio recente de Barça, Real e Bayern no continente.

mou_pep

O blog abre espaço para as palavras de dois dos jornalistas mais respeitados da Europa. Dois amigos. Como bons amigos, conheço bem suas paixões futebolísticas. Um é Guardiolista. O outro é Mourinhista. Quem é o melhor, afinal?

Martín Ainstein, jornalista argentino, vive em Madri e cobre futebol internacional para a ESPN:

"São dois treinadores muito parecidos em termos de mentalidade. Obcecados, com mentalidade ganhadora, estudiosos, não suportam a derrota. Guardiola diz que o importante é o caminho para chegar ao fim. Se equivocam os que pensam que eu não gosto de ganhar, ele diz. Mas procuro ganhar da maneira que sinto que seja a melhor para obter os resultados. E essa maneira de Pep é com posse de bola, encontrar circuitos de jogo, ter jogadores ofensivos, abrir o campo com pontas, goleiro que saiba sair jogando com o pé, defensores que tenham coragem para sair com a bola.

Mourinho tem outro estilo. Para mim, menos eficiente, porque é um estilo onde a especulação é mais importante que propor jogo. Ele trabalha melhor com as linhas fechadas, a defesa, tentar destruir antes de construir.

Estamos falando de dois treinadores que sempre tiveram em mãos elencos de muita qualidade e talão de cheque à disposição. Talvez outros treinadores, com orçamentos mais escassos, tivessem mesmo que trabalhar de forma mais conservadora. Mas Mourinho, assim como Guardiola, sempre pôde construir o tipo de equipe que quisesse. E poderia ter buscado ao longo dos anos jogadores com maior capacidade criativa."

Duncan Castles, jornalista escocês, é um dos grandes conhecedores dos bastidores dos clubes ingleses:

"São dois grandíssimos treinadores. Mas, se eu tivesse a chance de pegar um para meu time, escolheria Mourinho. Se você comparar a carreira dos dois, verá que Mourinho conseguiu dois feitos que talvez Guardiola nunca consiga. Ele conquistou a Copa da Uefa e a Liga dos Campeões em anos seguidos com o Porto e depois conquistou uma tríplice coroa com a Inter de Milão sem precedentes no futebol italiano. Aquele time da Inter foi estruturado por ele no mercado de transferências, com jogadores baratos. Mourinho é um grande negociador e conseguiu, por exemplo, mandar Ibrahimovic para o Barcelona em troca de Eto'o e ainda uma quantia em dinheiro para montar o time. Talvez Guardiola nunca aceite pegar times com estruturas como as do Porto ou da Inter.

Outro grande fator é a força mental de Mourinho, a durabilidade. É lógico que Guardiola tem muitos méritos, mas precisamos colocar em contexto os times que ele tinha na mão no Barcelona e no Bayern. E ele acabou estressando relações nos dois clubes, pessoas dizem que era uma situação de tensão demais para ele. Talvez o que mostre um pouco desta fragilidade mental de Guardiola, talvez falta de confiança, seja a própria escolha de ir para o City. Ele poderia ter ido para clubes como o United e o Chelsea, onde ganhar a Champions League não seria algo inédito. Ele preferiu ir para um clube onde a pressão é menor, onde chegar à final já será um grande feito, onde ele tem dirigentes conhecidos, amigos dele e que lhe deram carta branca para mexer no elenco como quisesse.

Esse fato nos mostra algo fundamental sobre Guardiola, como as condições precisam ser perfeitas para ele poder desenvolver seu ótimo trabalho. Já Mourinho pega qualquer desafio, não tem medo das dificuldades e assume cada trabalho com a missão de conseguir a vitória da maneira que for."

E aí, amigos, você concorda com Ainstein ou Castles?

Pep ou Mou? Mou ou Pep?

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.