Topo

Julio Gomes

Alemanha e Inglaterra rumo à Copa com o futebol que têm

Julio Gomes

04/09/2016 19h19

Alemanha e Inglaterra estrearam nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 fazendo a que, no papel, era a partida mais difícil – ou das mais difíceis – que teriam de fazer até o fim da competição.

A Alemanha jogou com a Noruega fora de casa. Passeou, fez 3 a 0. Jogo dominante, limpo, moderno, espalhando campo e machucando o adversário de várias maneiras.

A Inglaterra jogou com a Eslováquia fora de casa. Não cedeu uma finalização sequer, mas foi incapaz de criar grandes ocasiões de gol. Ganhou no sufoco, aos 50 minutos do segundo tempo.

Alemanha e Inglaterra vão ganhar seus grupos e estarão na Copa do Mundo de 2018. Possivelmente farão campanhas parecidas. Uma, de jeito dominante, outra, aos trancos e barrancos, farão o que precisam com o futebol que têm. Mas as campanhas parecidas e o peso das camisas (e das ligas, geopolítico, etc) farão com que muitos coloquem ambas no mesmo balaio de "favoritos" daqui a dois anos.

Ledo engano. A Alemanha chegará fortíssima ao Mundial para revalidar o título. A Inglaterra chegará sem chance alguma.

thomas-muller

O primeiro dia de eliminatórias europeias teve a Dinamarca e a Escócia como as grandes vencedoras. Se deixarmos de lado as grandes potências, há uma briga ferrenha entre os "mediões" para buscar uma vaga na Copa.

O grupo C teve Noruega 0 x 3 Alemanha, República Tcheca 0 x 0 Irlanda do Norte e San Marino 0 x 1 Azerbaijão – estes dois são café com leite. Apesar da derrota, os noruegueses não podem reclamar do empate entre os dois países com quem disputam a segunda posição.

O grupo E teve Dinamarca 1 x 0 Armênia, Cazaquistão 2 x 2 Polônia e Romênia 1 x 1 Montenegro. Esse é um dos grupos imprevisíveis, em que qualquer um pode ganhar a vaga direta para a Copa, até mesmo Montenegro (uma ex-república iugoslava).

A Polônia, ligeira favorita do grupo, vencia por 2 a 0 e cedeu o empate a uma das seleções mais fracas do grupo. A Romênia perdeu pontos em casa. Só a Dinamarca pode comemorar. Grande rodada para uma seleção que ficou fora da última Euro, eliminada pela Albânia.

No grupo F, a Escócia ganhou de Malta por 5 a 1, fora de casa, uma goleada fora dos padrões dos highlanders. A Inglaterra fez 1 a 0 na Eslováquia, e Lituânia e Eslovênia empataram por 2 a 2. Supostamente, eslovacos e eslovenos disputarão a segunda vaga. Mas a Escócia pode sonhar! Por que não?

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.