Topo

Julio Gomes

Quando o Barça perdeu a Liga em um dérbi na penúltima rodada

Julio Gomes

06/05/2016 18h17

O ano era o de 2007. O Barça não tinha Neymar ou Suárez. Mas já tinha Messi e Iniesta. Era ainda o time de Ronaldinho, mesmo que o ocaso estivesse próximo.

Quando a Liga espanhola chegou à penúltima rodada, naquele mês de junho, Real Madrid e Barcelona estavam empatados com 72 pontos. O ótimo time do Sevilla tinha 70. O Real tinha a vantagem sobre o Barça pelo confronto direto, os jogos entre eles.

O Real vencera no Bernabéu (2 a 0) e, no Camp Nou, um empate por 3 a 3. Eu estava nesse jogo de Barcelona, em março de 2007, o primeiro hat trick de Messi contra o Real. Um jogo surreal, pois o domínio do Barça era absoluto.

A temporada inteira foi surreal. O Barcelona, de Ronaldinho, Deco, Eto'o, já com Xavi e Iniesta jogando mais minutos, era o campeão europeu. Era um time muito melhor do que o Real Madrid pouco entusiasmante de Capello. Mas alternava goleadas estrondosas com tropeços inexplicáveis, a ponto de chegar nesta situação de inferioridade às rodadas finais.

A busca do tricampeonato espanhol mostrou que Rijkaard estava perdendo o elenco. O Barça não era o time focado de antes. Ali, começou a transição que, só no meio de 2008, acabaria com a chegada de Guardiola, as saídas de Ronaldinho, Deco e, depois, Eto'o (entre outros menos badalados).

Na antepenúltima rodada daquele campeonato de 2007, Ronaldinho havia feito o gol do 1 a 0 sobre o Getafe, mas acabaria expulso. Portanto, desfalcava o Barça na penúltima rodada, contra o Espanyol – dérbi catalão.

A rodada foi de infarto.

O Real Madrid perdia em Zaragoza por 2 a 1 até os 44 do segundo tempo. Era um belo time, aquele do Zaragoza: com irmãos Milito, D'Alessandro, Pablo Aimar, Ewerthon, um jovem Gerard Piqué. Acabaria em sexto no campeonato.

Já o Barcelona ganhava o dérbi contra o Espanyol aos 44 do segundo tempo, com dois gols de um tal Messi, no Camp Nou. Naquele momento, o Barcelona abria três pontos de vantagem na tabela, recuperando uma liderança que havia sido perdida de forma inacreditável na reta final da competição. Jogaria por um empate na rodada derradeira e só dois gols mudariam o cenário.

O Sevilla, com arbitragem para lá de polêmica, tropeçava em Mallorca e não conseguia se aproximar dos grandões. Aquele Sevilla de Daniel Alves, Renato, Luis Fabiano, Kanouté, um timaço, havia visto as chances de título diminuírem ao perder por 3 a 2 do Real no Bernabéu, na 33a rodada, em um jogo em que o Sevilla saiu na frente, teve muitas chances para ampliar e permitiu a virada.

O fato é que praticamente de forma simultânea o campeonato mudou de mãos. Os tais dois gols saíram.

Quase ao mesmo tempo, Ruud Van Nistelrooy empatou o jogo para o Real Madrid em Zaragoza. E Raúl Tamudo calou o Camp Nou, empatando o jogo para o Espanyol.

tamudo2007

Aquele gol ficou conhecido com o "Tamudazo". Era bom jogador, o Tamudo.

O fato é que, na penúltima rodada, o Barcelona perdeu em casa, contra o Espanyol, o tricampeonato espanhol. Na rodada final, o Real Madrid fez o dever de casa contra o Mallorca, ganhou o título que não via desde 2003 e foi campeão com Capello.

A situação de agora não é idêntica, mas é parecida.

Barcelona e Atlético de Madri têm o mesmo número de pontos, o Real Madrid tem um a menos. O Barcelona, ao contrário de 2007, é quem tem a vantagem no critério de desempate. Ou seja, depende apenas das próprias forças.

A grande e curiosa semelhança é o fato de o Barça jogar justamente contra o Espanyol na penúltima rodada. Um dérbi no Camp Nou.

Este Espanyol é pior que aquele. Não tem Tamudo. O Barça viveu um momento de apagão na temporada, mas não parece ser a crise de comando que aquele vivia.

O Espanyol é daqueles times que vivem à sombra do vizinho. Não joga para ser campeão. No máximo um brilhareco aqui e ali, uma vaga europeia. Título mesmo para eles é tirar o doce da boca do culé. É estragar a festa do Barcelona. Não, o Espanyol não precisa dos pontos. O Espanyol precisa de vida. Precisa dar uma razão para sorrir após mais uma temporada sofrida.

O normal é que o Barcelona goleie domingo no Camp Nou. Mas já sabem. Esse futebol…

No link abaixo, o vídeo que mostra, em tempo real, como foram os gols do Real Madrid (percebam a pressa para buscar a virada, pois o Barça estava ganhando) e de Tamudo.

https://www.youtube.com/watch?v=8VW5Qr5EyHA

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.