Topo

Julio Gomes

Imaginem se a Espanha tivesse mais de dois times bons...

Julio Gomes

28/04/2016 19h28

Os resultados do meio de semana deixaram engatilhadas duas finais espanholas nas duas competições europeias entre clubes: a Champions League e a Europa League.

Na Champions, o Real Madrid precisa de uma vitória por qualquer placar contra o Manchester City para chegar a sua décima-quarta final. O Atlético de Madri defende, em Munique, um 1 a 0 conseguido em cima do Bayern.

Na Europa League, o Sevilla volta para casa após um 2 a 2 contra o Shakhtar Donestsk, na Ucrânia. Para os sevilhanos, basta vencer ou até mesmo empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 para garantirem a quinta final em 11 anos – foi campeão nas outras quatro vezes. Já o Villarreal defende em Liverpool a vitória por 1 a 0 na ida.

villarreal-liverpool

 

Real Madrid e Sevilla, os maiores campeões da história da Copa dos Campeões/Champions League e da Copa da Uefa/Europa League, respectivamente, são favoritíssimos para estarem na final.

Atlético de Madri e Villarreal, claro, devem ter mais problemas, apesar de terem vencido o jogo de ida.

O fato é que os times espanhóis ganharam as últimas duas Champions e últimas duas Europa Leagues. Se fizerem as duas finais no mês que vem, serão três anos seguidos com os títulos das duas competições. Isso nunca ocorreu na história do futebol europeu.

A Itália teve um domínio parecido quando o Milan ganhou a Copa dos Campeões em 89 e 90. Italianos ganharam a Copa da Uefa em 89 (Napoli), 90 (Juventus) e 91 (Inter). E a Sampdoria ainda levou a extinta Recopa em 1990.

Mas o histórico domínio italiano do final dos anos 80 tem tudo para ser superado agora pelos espanhóis.

Na Champions League, a Espanha levou 5 dos últimos 10 títulos, com direito a uma final doméstica dois anos atrás. Na Europa League, foram 6 títulos nos últimos 12 anos, com duas finais domésticas.

Espanhóis superaram 16 das últimas 17 eliminatórias contra times ingleses, para se ter uma ideia – a Premier League é tida como a liga mais forte do planeta. Mas….

Enquanto tudo isso acontece, tem gente que ainda trata a liga espanhola como um campeonato de "apenas dois times".

O detalhe é que o Barcelona não está na lista dos quatro times que podem fazer as duas finais continentais em maio.

Anos de domínio brutal de Barcelona e Real Madrid entre 2009 e 2012 fizeram muita gente achar que os dois jogavam "contra ninguém". Por essa razão, portanto, tantos recordes estavam sendo batidos – de pontos, de gols, etc.

É verdade que a disparidade econômica fez com que Barcelona e Real Madrid se descolassem dos outros times do país. Mas isso levou a uma conclusão errada: não eram os outros times tão fracos assim, eram os dois gigantes que nunca haviam sido tão fortes. O Barça de Guardiola (2008-2012) é, na opinião deste blog, o maior time da história, superando o Santos de Pelé, o Real Madrid de Di Stéfano, o Ajax de Cruyff, o Milan de Sacchi e a Barcelusa de Jorginho (desculpem, não resisti).

O absurdo domínio espanhol vai além de Barcelona e Real Madrid.

Nas últimas três temporadas, foram 40 confrontos europeus contra times de outros países. Os espanhóis passaram 38 vezes. "Só" 95% de aproveitamento.

O Villarreal sempre se classificou em eliminatórias europeias após ganhar o jogo de ida (21 de 21). Má notícia para o Liverpool. 79% dos times que empataram por 2 a 2 fora de casa na ida uma eliminatória europeia acabaram garantindo a classificação na volta, jogando em casa. Má notícia para o Shakhtar. Nas últimas oito semifinais de Champions em que o time da casa venceu por 1-0, só uma vez este time perdeu a classificação jogando fora. Má notícia para o Bayern. O Real Madrid empatou sem gols oito vezes em uma partida de ida por competição europeia. Das oito ocasiões, se classificou em sete. Das 23 vezes em que empatou o jogo de ida fora de casa, se classificou em 22 ocasiões. Más notícias para o City.

São apenas estatísticas, não garantem nada. Mas indicam tendências.

Criticar a "espanholização" do futebol brasileiro pelas cotas discrepantes de TV é honesto. Continuar dizendo ou achando, no entanto, que o futebol da Espanha tem "só dois times bons, o resto é pereba" é fechar os olhos para a realidade.

Imaginem o que vai ser quando a Espanha tiver mais de dois times…

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.