Topo

Julio Gomes

Barça volta a encaminhar título (para evitar vexame)

Julio Gomes

20/04/2016 18h39

Sim, se o Barcelona não for campeão espanhol será um vexame. Dos maiores da história do clube, o maior da história recente ultravitoriosa.

A vantagem aberta para Atlético e Real era simplesmente grande demais, logo antes daquela parada para as seleções nacionais, um mês atrás. Eram 8 pontos para o Atlético, 12 pontos para o Real. Com a vantagem no desempate para ambos.

Com a diferença tão grande de orçamentos e elencos no campeonato, não é aceitável perder uma vantagem assim. Ainda mais sem jogadores importantes machucados nem nada do tipo.

Se o Barça não tivesse vencido hoje o La Coruña, em um estádio que costuma ser bom para ele, o campeonato estaria perdido. Seria ultrapassado pelos rivais e dificilmente voltaria a estar na frente. Não por ele, mas pela tabela tranquila que os madrilenhos têm pela frente.

suarez_lacoruna

Suárez meteu 4 gols, distribuiu assistências e o 8 a 0 é o típico placar que afasta crise. Não só mantém a liderança, mas é um golpe de autoridade. É a recuperação mental.

Fisicamente, a eliminação da Champions League ajuda os catalães. E, por outro lado, atrapalha Real e Atlético. Mas sabemos também que a essa altura do campeonato vontade, disposição, luta, aplicação falam muito alto. Muito mais que cansaço.

O 1 a 0 do Atlético de Simeone em Bilbao, em um mega esforço físico, vale os mesmos três pontos que os 8 a 0 do Barça em La Coruña. O saldo não importa, já que o desempate é o confronto direto e já está definido para o Barça contra ambos os rivais.

O Barcelona recebe o Gijón, que luta para não cair, no fim de semana. Depois visita o Bétis, que não assusta, recebe o Espanyol no dérbi e acaba contra o Granada, outro time lá de baixo.

São quatro partidas para lá de ganháveis. O favoritismo volta a ser do atual campeão, só que sem margem para erro.

Porque as quatro restantes de Atlético e Real Madrid também são ganháveis. O Atlético recebe Málaga, Rayo Vallecano e Celta e visita o Levante. O Real visita Rayo, Real Sociedad e La Coruña e recebe o Valencia, trajeto um pouquinho mais difícil.

Em 2007, o Barça de Ronaldinho e cia disputava pau a pau o campeonato contra o Real Madrid. Perdeu o título ao empatar contra o Espanyol, no dérbi, na penúltima rodada. Levando gol no fim de um sujeito chamado Tamudo, que era bom atacante, até.

A história pode até se repetir. Mas que a coisa voltou a estar encaminhada, isso é inegável.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.