Topo

Julio Gomes

Quem pode parar o Barcelona?

Julio Gomes

17/03/2016 07h00

Desde que a Copa dos Campeões da Europa virou a Champions que conhecemos hoje, com não apenas um, mas vários times fortes das ligas europeias, ninguém ganhou o torneio duas vezes seguidas. Isso nos dá o tom do equilíbrio e de como é difícil ser campeão europeu.

Mas está difícil visualizar este Barcelona sendo eliminado por alguém, não está não? Será que cai o tabu?

Sobraram oito postulantes ao título. Além do Barça, temos, no que eu considero a ordem de força dos restantes: Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Real Madrid, Atlético de Madri, Manchester City, Benfica e Wolfsburg.

Coloco o Bayern no mesmo nível de favoritismo do Barcelona. A classificação épica contra a Juventus mostrou que são muitas as fraquezas do time de Guardiola. Preguiçoso para defender os inevitáveis contra ataques a que estará submetido (por proposta de jogo), chuta pouco a gol, tenta pouco jogadas individuais (só Robben mesmo?). Ao mesmo tempo, uma classificação como esta eleva a confiança de todos.

O Bayern joga bem. Não rifa a bola, é agressivo, busca a vitória. Mas muitas vezes me passa a impressão que a verdadeira diferença na tal revolução de Guardiola era Messi. Não quero nem por um milímetro tirar méritos do treinador. Mas sem um jogador que rompa defesas sozinho… o sistema não parece ser eficiente nos jogos gigantes.

Em um hipotético duelo Bayern x Barcelona, o "novo" Barça não disputaria a posse de bola e, sim, teria todo o espaço do mundo para contra atacar com Messi, Suárez e Neymar.

suarez-acerta-lindo-voleio-para-marcar-o-segundo-gol-do-barcelona-contra-o-arsenal-1458163156734_615x300

Acredito que o desenho seria parecido contra o PSG, um time que gosta de ter a posse e controlar o jogo. Contra o Real Madrid e o Atlético, talvez o Barça tenha de propor mais jogo e ele, Barça, é quem poderia ficar exposto a contra ataques.

Pelas características, pelo encaixe, acredito que o Atlético seja o time mais "chato" dos oito para o Barcelona – ser mais chato não significa ter mais chances de vitórias mas, sim, ter uma proposta de jogo que deixe o Barça desconfortável em campo.

Não sabemos como o Real de Zidane encararia o Barça – o de Benítez levou ferro. Mas eu apostaria minhas fichas em um time tentando marcar muito o trio de frente e fazendo transição em altíssima velocidade com Cristiano Ronaldo e Bale.

Contra o Atlético e o Real, portanto, o Barça teria confrontos de maior exigência mental. Qualquer erro de passe pode ser fatal. Contra Bayern e PSG, fortíssimos, o Barça teria mais chances de encaixar o jogo que ele gosta de fazer, saindo em velocidade com os três caras lá na frente. E contra City, Wolfsburg e Benfica acho que nem vale à pena fazer análise de encaixe. Não vejo nenhum dos três com chances contra o Barça.

O futebol é um jogo de encaixe, além de talento, técnica, etc. Para ganhar do Barcelona, não basta ser melhor que ele. É preciso ter um jogo que encaixe no dele.

Por enquanto, os técnicos dos outros sete times estão mesmo só pensando em outro encaixe. Que a bolinha do sorteio não encaixe o time dele contra o time de Luís Enrique…

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.