Topo

Julio Gomes

Champions sem 'grupo da morte' promete 8as inesquecíveis. E a sorte de Mou

Julio Gomes

28/08/2014 14h30

O que é melhor? Aquele grupo com três, quatro clubes tradicionais se pegando? Ou uma fase de grupos mais morna, com os grandes passando sem grandes problemas e um cruzamento devastador nas oitavas de final? Pois o sorteio desta quinta-feira foi dos sonhos para os que gostam da segunda opção.

Nenhum "grupo da morte" foi formado. Sim, há chaves com muito equilíbrio, em que é difícil apontar claramente os dois que vão passar. Mas sempre envolvendo clubes que dificilmente lutarão pelo título europeu. Os grupos C e H se encaixam neste critério. De resto, os grandões, os favoritíssimos, estão sempre emparceirados. O que nos indica que ambos passarão. E, consequentemente, se enfrentarão entre eles nas oitavas de final. Já não vejo a hora de fevereiro chegar!

Atlético de Madri, a grande surpresa do campeonato passado, e Juventus, a grande decepção, estão emparelhados no grupo A. Real Madrid, o campeão atual, e Liverpool, no B. Arsenal e Borussia Dortmund estão no D – no ano passado, também caíram na mesma chave e fizeram do Napoli o melhor eliminado de todos os tempos. Bayern de Munique e Manchester City, de novo, estão no mesmo grupo, o E. Barcelona e Paris-Saint Germain, dois dos favoritaços, estão emparelhados no grupo F.

Jogar pela primeira colocação, para depois decidir em casa o duelo de oitavas de final, é a grande missão de todos eles. Mas já sabem como é. Legal ser primeiro. Mas não é drama algum ser segundo, não tira ninguém da briga, apenas pode dificultar o caminho.

Alguns argumentarão que o grupo E é o da morte, pois tem a boa equipe da Roma e o CSKA Moscou junto com Bayern de Munique e Manchester City. Eu, sinceramente, não vejo assim. Bayern e City são dois dos cinco melhores times da Europa, campeões das duas ligas mais fortes e ricas da Europa. Não acredito que a Roma, vice-campeã de um decadente futebol italiano, possa verdadeiramente ameaçar um dos dois. Seria uma enorme zebra. E, se é uma zebra, não dá para chamar de grupo da morte. A Roma está não um, mas alguns degraus abaixo dos dois favoritos.

Dos candidatos, quem terá a fase de grupos mais tranquila, na teoria, é o Chelsea. A velha sorte de José Mourinho não lhe deixa na mão. Ao contrário de outros, o Chelsea não deverá perder muito tempo e sangue para garantir a primeira colocação de um grupo com Schalke, Sporting e Maribor. Assim, poderá poupar jogadores nas rodadas finais e concentrar totalmente os esforços na Premier League.

O Chelsea, com Fábregas e Diego Costa, entre outros reforços, é um time bastante mais forte neste ano do que no ano passado. A soma disso com o tradicional sucesso de Mourinho em suas segundas temporadas faz do Chelsea, para mim, o favorito para ser campeão inglês. Sim, o City é muito forte. O United também, ainda que seja uma interrogação com Van Gaal. Liverpool e/ou Arsenal podem fazer uma temporada dos sonhos. Mas meu palpite é Chelsea, e o sorteio da Champions, por mais distantes que possam parecer os torneios, reforça a análise.

Chelsea, Real Madrid, Bayern, City e Barcelona formam o grupo de principais favoritos na Champions League. Mas é um torneio com os melhores do mundo, e o mata-mata permite que milagres aconteçam. Borussia Dortmund e Atlético de Madri perderam os últimos dois títulos europeus levando gols nos momentos derradeiros. Nada impede que vejamos uma história parecida.

Este blog aposta no Bayern de Munique para o título. E aqui vão as previsões dos grupos:

Grupo A:
A Juve tem técnico novo. No passado, era uma das favoritas, mas foi eliminada pelo Galatasaray. Precisa se preocupar mais com o Olympiacos do que roubar a ponta do grupo do ainda forte Atlético, apesar das saídas de Courtois, Filipe Luís e Diego Costa.

1- Atlético de Madri (ESP)
2- Juventus (ITA)
3- Olympiacos (GRE)
4- Malmo (SUE)

Grupo B:
Grupo tranquilo para Real Madrid e Liverpool, que já fizeram final europeia em 1981. O Real nunca fez um gol em três jogos de Champions contra o Liverpool. Vai quebrar o tabu desta vez.

1- Real Madrid (ESP)
2- Liverpool (ING)
3- Basel (SUI)
4- Ludogorets (BUL)

Grupo C:
O mais equilibrado de todos, mas nenhum dos classificados deverá lutar por semifinais lá na frente. Qualquer um dos quatro pode ganhar o grupo ou ficar sem ganhar um jogo sequer. Acredito que a distância seja um fator importante para o Zenit, e a competitividade da Bundesliga, para o Bayer. O Monaco precisa se reacostumar à Champions.

1- Bayer Leverkusen (ALE)
2- Zenit (RUS)
3- Monaco (FRA)
4- Benfica (POR)

Grupo D:
Aposta tranquila nos dois favoritos. Arsene Wenger costuma desdenhar da primeira posição na fase de grupos – e chorar as pitangas ao pegar uma pedreira nas oitavas de final.

1- Borussia Dortmund (ALE)
2- Arsenal (ING)
3- Galatasaray (TUR)
4- Anderlecht (BEL)

Grupo E:
Não é grupo da morte, a Roma não vai ameaçar nenhum dos dois grandões. A disputa pela primeira posição pode ser épica, mas Guardiola costuma guardar Pellegrini no bolso.

1- Bayern de Munique (ALE)
2- Manchester City (ING)
3- Roma (ITA)
4- CSKA Moscou (RUS)

Grupo F:
Os jogos entre Barcelona e PSG definirão a primeira colocação do grupo e teremos nova visita de Ibrahimovic ao Camp Nou. O PSG, dos zagueiros que o Barcelona queria ter, tem muito jogador para pouco técnico. Ainda falta algo, que talvez fique no banco, para ser um verdadeiro postulante ao troféu europeu.

1- Barcelona (ESP)
2- PSG (FRA)
3- Ajax (HOL)
4- Apoel (CHP)

Grupo G:
O grupo é uma baba para o Chelsea, e o Schalke 04 vai ser aquele que todos vão querer enfrentar nas oitavas de final.

1- Chelsea (ING)
2- Schalke 04 (ALE)
3- Sporting (POR)
4- Maribor (SLO)

Grupo H:
Assim como o grupo C, é bastante nivelado. O Shakhtar, que costuma dar trabalho na fase de grupos, terá de jogar longe de Donetsk. O Athletic, muito pelo contrário, é forte demais em Bilbao. Isso fará a diferença.

1- Athletic Bilbao (ESP)
2- Porto (POR)
3- Shakhtar Donetsk (UCR)
4- BATE Borisov (BLR)

 PS – Que esquisito ver um sorteio de Champions League sem Manchester United e Milan! Será que voltam ano que vem? O primeiro, sim. O segundo, duvido.

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.