Topo

Julio Gomes

Corinthians foi o maior vexame deste Brasileiro

Julio Gomes

25/11/2013 06h00

Nem o Náutico, que ganhou 4 em 36, fez um campanha tão vexaminosa quanto a do Corinthians neste Campeonato Brasileiro. E olha que a campanha do Náutico é verdadeiramente patética, heim. 21 gols marcados, 77 sofridos, 27 derrotas. Mas vocês se lembram lá atrás, em maio, quem eram os três times favoritíssimos ao rebaixamento?

Vamos refrescar a memória. Náutico, Bahia e Portuguesa eram três times que apareciam na listinha de 10 entre 10 "apostadores". A Portuguesa, vindo de um título sem vergonha na segunda divisão paulista, o Bahia vindo de goleadas e humilhações frente ao maior rival estadual e o Náutico, após péssimo primeiro semestre.

Bahia e Portuguesa acertaram a mão com técnicos jovens, bons e competentes. O Bahia, de cara. A Portuguesa, depois de um quarto de campeonato perdendo tempo e pontos preciosos com o Sargento Pincel. Não estão livres, mas têm grandes chances de escapar da degola.

O Náutico, por sua vez, faz o que dele se esperava. Será rebaixado. Podia ter vencido uns jogos a mais, tomado umas goleadas a menos… mas não foi um vexame. Foi o esperado.

O maior vexame deste campeonato chama-se Sport Club Corinthians Paulista.

É verdade que outros grandes do nosso futebol também deram papelão. O Internacional, o São Paulo e, claro, o Fluminense, com campanhas muito abaixo do esperado. O Fluminense pode até cair, no que seria uma drástica consequência do ano em que a patrocinadora fechou a torneirinha. O Vasco, convenhamos, não está dando papelão. Dos grandes, era desde o início do campeonato o maior candidato ao rebaixamento. O Vasco, assim como o Náutico, está onde se esperava que estivesse.

Todos eles decepcionaram. Mas nenhum tinha condições tão boas quanto o Corinthians. Campeão do mundo, reforçado por Pato e Renato Augusto, dois jogadores bastante acima da média. Com estádio sempre cheio, o que empurra jogadores e bota medo em árbitros. Condições espetaculares de treinamento, clube estável como nunca em sua história. O maior orçamento do Brasil.

E na prática? Na prática, um décimo lugar. 16 empates, mais da metade por 0 a 0. Somente 27 gols marcados em 36 jogos, mais apenas que o Náutico. E jogos chatos, chatos, chatos. Como o de ontem, contra o Flamengo.

Quem vê o Corinthians jogar não acredita nem por um minuto que os jogadores estejam preocupados em fazer uma despedida honrosa para Tite. É uma lentidão, um descaso, um sono. O mesmo do campeonato todo, enfim.

Eu queimei a língua com o Corinthians. Para mim, era o favorito absoluto para ganhar o título brasileiro e com certa folga. Não passou nem perto disso. Mais do que não disputar o título, o incrível foi o verdadeiro martírio em que se transformou o programa de ver jogos de futebol do Corinthians.

Ninguém, neste Brasileiro, ficou tão abaixo, na real, do que se esperava antes dos primeiros jogos do campeonato. Ninguém fez partidas tão sonolentas como o Corinthians. Foi, na minha opinião, o maior vexame da competição. E para você?

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.