Topo

Julio Gomes

Robinho e Willian aproveitam chance e criam dor de cabeça

Julio Gomes

17/11/2013 00h43

É lógico que Felipão não chama ninguém para jogar mal. O problema é quando todo mundo joga bem. Faltam lugares na lista da Copa. Robinho e Willian não tiveram muitos minutos, mas fizeram uso máximo deles. Foram muito bem contra Honduras e criaram uma dor de cabeça para o treinador.

Robinho foi logicamente chamado para o lugar que seria de Diego Costa. É uma terceira via. Atende dois requisitos importantíssimos: pode jogar de 9, no comando do ataque, e tem Copas do Mundo nas costas. Tem curriculum, experiência, um fator que Felipão busca para fechar esse grupo tão jovem para 2014.

Por que terceira via? Porque o titular é Fred. O reserva é Jô. Um deles pode se machucar. Ou pode não agradar ao longo do ano. Enfim, N coisas podem acontecer. Se alguma delas acontecer, Robinho é o primeiro da fila. Onde está a dor de cabeça, então? E se o fator técnico e, especialmente, o fator grupo forem tão relevantes assim? De repente, Robinho entra à frente de Jô nesta fila. Fred ficaria sem reserva direto, isso é um problema. Dilema que, enfim, não sou eu quem tem que resolver.

E aí tem a tal vaga no meio/ataque que, desde que Felipão assumiu, parecia pronta para Lucas Moura. Só que Lucas nunca aproveitou as chances que teve. E não foram poucas. Muito maiores que essa de Robinho e Willian. Já na Copa das Confederações, perdeu lugar na fila para Bernard, que está mais do que garantido. Agora, Lucas perdeu mais um lugar na fila, para Willian.

Claro, ainda faltam dias. Mais um amistoso na próxima semana. Tem o fator comportamento. Mas Willian é um jogador muito bom, que dá a opção de atuar pelo lado e também como um reserva direto de Oscar. Mais acostumado ao futebol europeu, o futebol que será jogado na Copa. Ainda não esqueço de Kaká, que não está riscado dos planos de Felipão. Ele quer experiência. Quer bagagem. Se não for Robinho, será Kaká. Duvido muito que, do meio para frente, o grupo tenha um monte de garotos, de gente que nunca esteve lá, exceto Fred.

Maxwell está mais do que garantido na lateral esquerda. Maicon também já fechou a outra lateral. Além da experiência, tem correspondido em campo.

Falta pouco. E, neste sabadão em Miami, Felipão ganhou mais algumas interrogações. Bom para ele.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.