Topo

Julio Gomes

Lucas vai apelar ao "lobby Brasil"? A salvação para quem quer ir à Copa...

Julio Gomes

15/10/2013 12h31

Nos últimos amistosos da seleção, dois atletas meio que se garantiram na Copa. Ramires e Maicon. Já falei sobre eles em um post no mês passado. Nestes dois amistosos asiáticos, não vejo ninguém que tenha se garantido. O que chamou a atenção foi ver gente relevante perdendo espaço, talvez de forma definitiva.

Diego Cavalieri, Maxwell, Dedé e Lucas Leiva ganharam pontos, enquanto Lucas Moura e Pato perderam muitos.

O grupo de Luiz Felipe Scolari já tem 18 nomes garantidos. Salvo contusão, esses caras aqui estarão na Copa: Júlio César, Jefferson, Daniel Alves, Maicon, Thiago Silva, David Luiz, Dante, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Hernanes, Ramires, Oscar, Bernard, Neymar, Hulk, Fred e Jô.

Estamos falando, portanto, de cinco vagas restantes. Eu havia dito seis vagas restantes, mas me esqueci do incrível Hulk. São cinco em jogo. Algumas delas, convenhamos, não tão relevantes assim, tipo o terceiro goleiro ou o quarto zagueiro. Aí temos os reservas imediatos da lateral esquerda e da cabeça de área, e aqui acho que Maxwell e Lucas deram passos importantes.

Uma dessas cinco vagas restantes será no ataque ou no meio de campo, essa é a vaga que é o X da questão. Meu palpite é que Felipão vai esperar até o último minuto para definir se leva um atacante ou se precisa achar uma sombra para Oscar. Essa é a chave da convocação para a Copa do Mundo.

Os nomes pipocam para todos os lados. Mas achei curioso, durante o jogo de hoje, acompanhando a timeline no Twitter, como as pessoas seguem sendo facilmente enganadas pelo futebol brasileiro. Como se nosso campeonato, esse aí em que 15 times jogam para não cair, fosse referência.

O amigo leitor já percebeu a diferença de velocidade do jogo de futebol praticado pela seleção brasileira para a velocidade dos jogos do Brasileirão? É outro esporte, amigos!! A seleção joga com velocidade de Premier League. Esse é o maior de todos os méritos de Luiz Felipe Scolari desde que voltou ao posto, conseguiu dar uma cara clara ao time. Um sistema tático moderno, parecido com o dos principais times da Europa e que só funciona com total comprometimento dos jogadores, estrelas incluídas (e aqui, de novo, entra o dedo de Felipão).

O Brasil joga em um 4-2-3-1, com laterais que sobem bastante, um segundo volante com muita chegada, dois jogadores abertos pelas pontas e um centroavante de referência. Todos marcam muito, há intensidade para dar e vender. A grande característica é a pressão exercida quando o adversário tem a bola. O Brasil rouba e, ao roubar, acelera o jogo de forma alucinante, criando situações de um contra um, dois contra dois, em regra com Neymar sendo o jogador acionado após a recuperação. E aí, nestas situações, o diferencial técnico do Brasil é o que manda.

O sistema é claro. E a velocidade é "vezes dois". Por isso, não sei se fico mais irritado ou perplexo quando vejo a timeline falar em Ganso como opção no meio de campo. Fala sério!!

O cara até outro dia era reserva de um time que está o campeonato inteiro lutando contra o rebaixamento. Corre pouco, não marca, tem pouco deslocamento. Aí acerta dois ou três passes e já vira "gênio" de novo. Ganso é um talento, mas infelizmente nasceu na época errada. Ou melhor, não fez questão de adaptar seu jogo ao futebol da época atual.

Jogar no Brasil é o grande segredo para ganhar um lobby!

Tanto que já se fala em Lucas Moura voltando à terrinha para se garantir na Copa. Vejam o absurdo. É quase um insulto à inteligência de todo mundo. O cara arrebentava aqui. Claro, é mais fácil arrebentar aqui! O nível subiu para ele na Europa, ainda mais em um clube com tantos jogadores de peso, e agora é que serão separados homens de meninos. Será que Lucas pode ficar fora da Copa porque perdeu espaço no PSG?? Claro que não! Poucos tiveram tantas chances na seleção quanto ele. Se ficar fora da Copa, e o jogo de hoje foi um passo atrás, Lucas só pode culpar a si mesmo.

Mas voltar seria uma boa, sem dúvida! Porque jogar na nossa baba aqui faz com que você seja falado nas mesas redondas todos os fins de semana. É só jogar um semestre legal pelo São Paulo, um belo Paulistão. E aí a imprensa começa a pedir, as pessoas começam a pedir e, de repente, cola. É o que chamo de "lobby Brasil".

Vejamos a tal quarta vaga para a zaga. Não há comparação entre o nível em que estão jogando Miranda e Marquinhos, do PSG, e o nível de Réver, Dedé e Henrique. Mas…

Esse fator Brasil pode fazer a diferença na definição das últimas vagas, especialmente aquelas que eu citei no meio/ataque. Os convocados da vez foram Lucas e Pato (mas Fred não estava). Lucas Moura ainda respira, tudo depende do que Felipão encontrar pela frente nos próximos meses. Pato, creio, deu adeus.

Diego Costa está aí batendo na porta, é um atacante que pode fazer a de 9 e também de segundo atacante, um jogador que dá uma variável tática ao elenco. A bola está do lado dele, a escolha parece ser dele. E Felipão, que não é bobo nem nada, até topa gastar uma vaga entre os 23 somente para a Espanha, uma das principais rivais na Copa, não usá-lo para resolver um problema sério que vive ali no comando de ataque.

Se não for Diego Costa ou se ele entrar no lugar de Fred ou Jô (um deles pode se contundir), a vaga no meio é a última peça do tabuleiro. Ainda acho que Felipão conta com Kaká (Ronaldinho é carta fora do baralho). Ele sabe que Copas do Mundo não são vencidas por novatos, é importante ter uma sombra que seja também uma espécie de mentor de Oscar durante o Mundial, e Kaká se encaixaria bem nesse papel de reserva, jogador de grupo e com experiência de Mundiais passados. Mas Kaká precisa se recuperar e jogar antes da próxima convocação, senão não tem jeito.

Se não for a opção veterano (Kaká), Felipão ainda pode testar uma opção juventude: Willian, do Chelsea, ou Philippe Coutinho, do Liverpool. Ou de repente um Éverton Ribeiro, do Cruzeiro, se encaixando no "lobby Brasil" que eu já citei. Duvido muito, mas vai que um desses arrebenta… sempre há espaço para um convocado surpresa de última hora. Por fim, a terceira opção seria a atual. Conta com Ramires e Hernanes para fazer a posição de Oscar em caso de emergência e assim vamos.

Na minha opinião, a melhor opção seria levar Kaká. Acho que a segunda opção é bastante remota. E a terceira opção, a atual, é a que está mais perto de se realizar. Assim sendo, restaria essa vaguinha para Lucas Moura ou Diego Costa.

E você, o que acha? Quem vai ficar com as seis vagas ainda restantes para a Copa do Mundo? Deixe sua opinião aqui no blog! Ou no www.twitter.com/juliogomesfilho.

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.