Topo

Julio Gomes

Rodada da Europa tem poucas surpresas e deixa grandes perto da Copa

Julio Gomes

06/09/2013 18h30

A rodada desta sexta nas eliminatórias da Copa, com 34 jogos pela Europa, teve uma zebrinha aqui, outra ali. Mas nada que atrapalhasse a vida dos grandes na caminhada rumo ao Mundial.

Itália, Alemanha, Holanda e Suíça podem ser as primeiras europeias classificadas matematicamente para a Copa, na rodada de terça-feira. De todas elas, no entanto, só a Itália depende apenas de si – basta uma vitória em casa sobre a República Tcheca.

Os jogos desta sexta deixaram Bélgica e Espanha virtualmente classificadas para o Mundial, além de Itália, Alemanha e Holanda. A Inglaterra, ainda apertada no grupo, conseguiu uma ótima vitória e, para tranquilizar as coisas de vez, precisa evitar a derrota na terça-feira, na Ucrânia.

Cristiano Ronaldo, com três gols, foi o nome do dia, dando uma ótima vitória de 4 a 2 para Portugal. Para evitar a repescagem, no entanto, os portugueses precisam secar muito a Rússia, que terça-feira joga em casa contra Israel. Portugal, França e Croácia deverão ser as seleções mais fortes da repescagem.

Grupo A
Macedônia 2 x 1 País de Gales
Sérvia 1 x 1 Croácia
Escócia 0 x 2 Bélgica

Os resultados praticamente definiram a Bélgica como classificada para a Copa do Mundo. É uma grande geração, um time que promete ser uma das surpresas aqui no Brasil, ano que vem. São 22 pontos contra 17 da Croácia, faltando dois jogos para cada uma – ninguém mais pode tirar a Croácia da repescagem. Sérvia e Gales, de Bale, estão fora da Copa. Na próxima rodada, em 11 de outubro, a Croácia recebe a Bélgica, que joga por um empate para voltar a um Mundial pela primeira vez desde 2002. Os croatas têm seis gols a menos de saldo, por isso precisam vencer bem a Bélgica e a Escócia (fora), na última rodada, além de torcer por um tropeço belga na última rodada contra Gales. O normal aqui é Bélgica na Copa, Croácia na repescagem.

Grupo B
Itália 1 x 0 Bulgária
República Tcheca 1 x 2 Armênia
Malta 1 x 2 Dinamarca

A Itália sofreu muita pressão em Palermo, mas segurou a vitória contra a Bulgária. Com 17 pontos, lidera o grupo B com tranquilidade e já garantirá a classificação matemática se vencer a República Tcheca, terça-feira, em Turim. Os tchecos foram das grandes decepções da rodada, perdendo um jogo vital para a Armênia. A disputa pela vaga na repescagem está muito embolada a falta de três rodadas: Bulgária com 10 pontos, Rep. Tcheca, Armênia e Dinamarca com 9. Tudo abertíssimo, mas pela tabela e pelo futebol tem mais cara de Bulgária em segundo lugar. Aí tem que tomar cuidado e não ser o pior segundo colocado entre todos os grupos, o que a deixaria fora da repescagem.

Grupo C
Alemanha 3 x 0 Áustria
Irlanda 1 x 2 Suécia
Cazaquistão 2 x 1 Ilhas Faroe

A Alemanha ganhou em jogo histórico, já que Miroslav Klose fez um gol e se igualou a ninguém menos que Gerd Muller. Com 19 pontos, a Alemanha está muito perto da Copa do Mundo. A Suécia foi a 14, deixando Áustria e Irlanda com 11. A vitória em Dublin, de virada, foi fundamental, e os suecos deverão estar na repescagem. Na terça-feira, a Alemanha vai ganhar das Ilhas Faroe e chegar a 22 pontos. Se a Suécia tropeçar no Cazaquistão, também terça, os alemães se garantem matematicamente. Senão a vaga deve vir em 11 de outubro, quando a Alemanha recebe a virtualmente eliminada Irlanda.

Grupo D
Estônia 2 x 2 Holanda
Romênia 3 x 0 Hungria
Turquia 5 x 0  Andorra

A Holanda era a única seleção 100% das eliminatórias europeias e, com 14 vitórias seguidas, se aproximava do recorde histórico da Alemanha (16). Tudo isso foi para o saco. E a Holanda só não perdeu para a Estônia, em Tallin, porque Van Persie empatou de pênalti, nos acréscimos. Com 19 pontos, a Holanda chegará a 22 na terça-feira, por joga contra a Andorra, que é café com leite. Estará classificada matematicamente caso a Romênia (13 pontos) não vença a Turquia. Romênia, Hungria (11) e Turquia (10) jogam pelo segundo lugar, tentando entrar na repescagem. Está mais para a Romênia, com jogos em casa e tabela mais tranquila que as rivais.

Grupo E
Suíça 4 x 4 Islândia
Eslovênia 1 x 0 Albânia
Noruega 2 x 0 Chipre

O grupo pode ser o mais fraco tecnicamente, mas teve o jogo mais sensacional da rodada. A Suíça, que costuma levar poucos gols (acaba de ganhar do Brasil de Felipão), fazia 4 a 1 na Islândia e ficava a uma vitória da Copa. Mas levou três gols e ficou no 4 a 4. Os suíços, com 15 pontos, lideram contra Noruega (11), Albânia (10), Islândia (10) e Eslovênia (9). Na terça-feira, a Suíça enfrenta a Noruega fora de casa e, se vencer, fica perto da Copa. Se perder, no entanto, o grupo ficará uma bagunça e tanto. Também na terça, a Eslovênia vai ao Chipre com obrigação de vencer, e a Islândia recebe a Albânia.

Grupo F
Irlanda do Norte 2 x 4 Portugal
Rússia 4 x 1 Luxemburgo
Sábado: Israel x Azerbaijão

Cristiano Ronaldo, com três gols, apareceu na hora que Portugal mais precisava, consumando uma virada gigantesca em Belfast. Foi o primeiro hat-trick de Cristiano, que passa Eusébio como segundo maior artilheiro português da história – logo, passará também Pauleta. Portugal tem 17 pontos em 8 jogos. A Rússia tem 15 pontos em 7, e Israel, se vencer neste sábado, vai a 14 também em 7 jogos. Na terça-feira, a Rússia recebe Israel e pode novamente tomar a liderança do grupo. Ainda é favorita para se classificar e deixar Portugal na repescagem, mas não poderá tropeçar em nenhum dos três jogos restantes. Quem gosta de Portugal, tem que secar muito os russos no jogo de terça.

Grupo G
Bósnia-Herzegovina 0 x 1 Eslováquia
Liechtenstein 0 x 1 Grécia
Letônia 2 x 1 Lituânia

A Bósnia ainda é líder, mas com os mesmos 16 pontos da Grécia. Bom para os bósnios a enorme diferença de saldo de gols (19 a 4). Mas o tropeço de hoje foi horroroso, foi ainda por cima botou a Eslováquia, agora com 12 pontos, de volta na briga. Na terça, é a vez de a Eslováquia receber a Bósnia, enquanto a Grécia joga em casa com a Letônia e tem tudo para assumir a ponta. Em outubro, a Grécia recebe a Eslováquia e Liechtenstein. A Bósnia joga em casa com Liechtenstein e fora contra a Lituânia.

Grupo H
Inglaterra 4 x 0 Moldávia
Polônia 1 x 1 Montenegro
Ucrânia 9 x 0 San Marino

Rodada ótima para a Inglaterra, que foi aos mesmos 15 pontos de Montenegro, mas com um jogo a menos. A Ucrânia tem 14, e a Polônia, com 10, ficou para trás. Na terça-feira, em Kiev, a Ucrânia recebe a Inglaterra. Quem vencer será líder do grupo e dependerá só de duas vitórias nos jogos finais para garantir a vaga direta à Copa. Um empate estará de ótimo tamanho para os ingleses.

Grupo I
Finlândia 0 x 2 Espanha
Geórgia 0 x 0 França

A Espanha fez um jogo chatinho, em que os destaques foram as presenças de Casillas e Villa entre titulares. Os gols foram de Alba e Negredo em Helsinque, e a França ajudou ao empatar (mais uma vez sem fazer gols, crise forte no ataque). A Espanha tem 14 pontos contra 11 da França. Basta aos espanhóis uma vitória e um empate nos dois jogos finais, ambos em casa, contra Bielorrússia e Geórgia. Isso se a França vencer os bielorrussos na terça, senão a vida da Espanha ficará ainda mais fácil.

TENDÊNCIA

Pelo andar da carruagem e os jogos restantes, as classificadas diretas para a Copa deverão ser: Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Grécia, Inglaterra e Espanha.

As oito da repescagem tendem a ser: Croácia, Bulgária, Suécia, Romênia, Portugal, Bósnia, Ucrânia e França.

Concordam? Deixem os comentários aqui no blog!

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.