Topo

Julio Gomes

Neymar já vai tarde! Cinco razões que mostram que o Barcelona é a melhor escolha

Julio Gomes

25/05/2013 04h34

Barcelona ou Real Madrid? Real Madrid ou Barcelona? Essa é a grande pergunta. Possivelmente seja a maior pergunta do futebol mundial no último quarto de século. Quem é melhor? Quem é maior? Quem vai ganhar o próximo clássico?

Jogar em um dos dois maiores clubes de futebol do mundo. Esta é a escolha que Neymar precisa fazer. Quer dizer, se é que já não fez há tempos.

Simples observações de tudo o que vem ocorrendo desde o fim de 2011 indicam que existe há muito tempo um acordo entre Neymar e Barcelona. Pode ser só verbal, é verdade. Mas não acredito nisso. No futebol de hoje, como no mundo dos negócios, um papel assinado vale mais do que mil palavras.

O maior dos sinais de que o Barça é o destino? De repente, de um dia para o outro lá em 2011, os jornais de Madri (Marca e As) pararam de falar de Neymar. E os de Barcelona (Sport e Mundo Deportivo) não deixaram de falar dele por um dia sequer. Esses jornais são muito, muito próximos dos clubes. Próximos demais, até. Eles sabem o que está acontecendo. Quer um exemplo? Vejam as capas dos jornais de lá na madrugada após as reuniões lá em Santos. O As vai na linha do mistério, enquanto o Mundo Deportivo não têm a menor dúvida.

No As, à esquerda, mistério mantido; no Mundo Deportivo, "falta só assinar"

 

Outro sinal? Nenhum clube, por mais mal administrado que seja, perderia um jogador que é dos mais valiosos do mundo "de graça", ao final de seu contrato. Por mais bonito que tenha sido o discurso patriótico de Luiz Álvaro quando o contrato de Neymar foi renovado (e diminuído!!!), esse papo nunca colou.

Neymar está a seis meses de poder negociar livremente com qualquer clube do mundo. Vocês, leitores, acham mesmo que somente Real Madrid e Barcelona estão interessados nele? E pagando essas quantias tão baixas, comparadas a outras do passado recente? Vocês acham que o PSG, Chelsea ou o Manchester City não viriam com uma oferta bem maior, não soubessem que esse negócio não tem chance de sair? Se bobear até o Corinthians tem essa grana para contratá-lo. Esses clubes não estão na mesa porque o acordo entre Neymar e Barcelona já existe. Eles sabem que seria perda de tempo.

O que estamos vendo nos últimos meses é um jogo de cartas marcadas. E, na minha opinião, o Real Madrid só entrou na parada agora para dar uma satisfação a seus sócios. Um clube com representantes aqui e o outro mandando proposta por fax? Ainda existe fax?? Por favor, contem-me outra.

Torço para que o Santos e/ou o futuro clube de Neymar revele os detalhes de toda a negociação ao longo dos últimos meses. Mas duvido que isso vá acontecer.

 

Enquanto Neymar não oficializa sua "vontade", podemos perder alguns minutos entrando na onda e especulando. E aí, qual seria o melhor destino para ele? E a resposta, na minha visão, é o Barcelona. Pelos seguintes motivos:

Primeiro – O "fator Messi". É o clube onde joga o melhor do mundo. E ele não é egoísta! Não tem o caráter dos superstars dos nossos tempos. É um garoto com nenhuma preocupação de ser "ofuscado" por Neymar.

Segundo – "Fator segurança". O Barcelona tem um técnico definido, ao contrário do Real Madrid, tem um estilo definido de jogo. No Barça, Neymar sabe exatamente o tipo de jogo que irá encontrar. No Real Madrid, pode cair nas mãos de um técnico que não goste de seu estilo. Uma geladeira, a um ano da Copa, seria um tremendo percalço.

Terceiro – "Fator minutos". Falando em Copa, Neymar precisa fazer um estágio intensivo neste ano europeu antes do Mundial. Precisa aprender a jogar contra defesas melhores e mais bem posicionadas, precisa aprender a encontrar soluções para situações diferentes de jogo. O Barcelona é um time com carências marcantes no ataque, e isso ficou evidenciado na reta final da atual temporada. Neymar chega para ser titular. No Real Madrid, hoje, a disputa por posição no time é muito mais árdua. O elenco do Real é mais rico e completo, há jogadores menos brilhantes tecnicamente, mas muito mais eficientes taticamente – o que poderia significar um bom tempo de banco para Neymar.

Quarto – "Fator aprendizado". O Barcelona é uma escola de futebol, um viés que o Real Madrid não tem. No clube catalão, haverá mais tranquilidade, tempo e método para aprender elementos básicos do jogo. Lembrem-se: no Brasil, ele aprendeu a jogar bola. Na Europa, aprenderá a jogar futebol.

Quinto – "Fator adaptação". Barcelona é uma cidade em que jogadores brasileiros não precisam romper barreiras, enquanto em Madri há certa resistência pelo antiprofissionalismo de alguns no passado. É uma cidade de praia, que ama o Brasil. A adaptação ali é mais fácil, ainda que em Madri tampouco seja dramática.

O amigo leitor pode estar se perguntando. "Mas não há razão alguma para ir ao Real Madrid?". Sim, há. Claro que sim. O Madrid é o clube mais famoso do planeta, é o auge de qualquer jogador. Uma eventual saída de Cristiano Ronaldo colocaria Neymar na automática posição de anti-Messi, facilitando em premiações de melhor do mundo, essas coisas. Um clube mais anárquico taticamente, sem as amarras de uma escola específica de jogo, daria mais espaço para Neymar explodir de forma rápida e, por que não, inesperada. E claro, talvez a melhor das razões para o tal "staff" de Neymar, que, não se enganem, está muito mais preocupado com o dinheiro do que com a carreira dele: o Real oferece mais, há mais comissões voando por aí.

Enfim, tudo depende do ângulo que se queira abordar.

A minha análise só pode ser esportiva, nada mais. Pelas razões citadas acima, o Barcelona é, para mim, uma opção bem melhor para Neymar do que o Real Madrid neste momento.

De qualquer maneira, amigos, uma coisa é certa. Ele vai dessa para uma melhor. No Brasil, Neymar está há anos parado no tempo. Precisa sair, aprender, evoluir, jogar contra os melhores. Já vai tarde! E que seja feliz.

Tenho certeza que será.

PS – É curioso que meu primeiro post no UOL seja sobre a definitiva saída de Neymar do Santos. O meu último post no blog que eu mantinha na ESPN, em outubro do ano passado, foi um apelo para que Neymar fosse logo embora. Baita coincidência! Quem tiver curiosidade, basta clicar aqui.

Ainda não me segue no Twitter? É só entrar em http://www.twitter.com/juliogomesfilho

 

Sobre o Autor

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

Sobre o Blog

Este blog fala (muito) de futebol, mas também se aventura em outros esportes e gosta de divagar sobre a vida em nossa e outras sociedades.